Notícias
Saúde
06
Abr
2020
Dia mundial da Atividade Física

Dia mundial da Atividade Física

Dia mundial da Atividade Física

Hoje é comemorado o dia Mundial da Atividade Física. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto fator de risco de morte no mundo e aproximadamente 3,2 milhões de pessoas morrem a casa ano em decorrência disso.

A falta de atividade física é o fator de risco chave para doenças crônicas não- transmissíveis (DCNTs) como as doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Qual é a importância da Atividade física para o corpo?

O que o sedentarismo pode acarreta?

Nosso corpo foi geneticamente programado para funcionar melhor quando recebe estímulos de movimentos físico. Todas as suas funções acontecem com menos desgastes para os órgãos quando se trata de pessoas ativas. A atividade física feita de forma regular previne, ou melhora, uma série de doenças e problemas se saúde. Diabetes,hipertensão, obesidade, alterações em taxas sanguíneas, como colesterol ou triglicérides, problemas osteo- articulares, e até mesmo complicações das funções cognitivas, como o Alzheimer, que conta única e exclusivamente com o exercício aeróbico.

Por outro lado, o sedentarismo é o mal do século, é o grande motivo pela mudança de perfil da população mundial em número de obesos e pessoas com sobrepeso, além das doenças adquiridas principalmente por mais hábitos de vida. Um corpo sedentário funciona mal, sobrecarrega todos os órgãos, até levá-los a falência parcial ou total, como acontece com o pâncreas, no caso do diabetes. Por fim , pode-se dizer que atualmente o sedentarismo é uma das maiores causas de mortes prematuras no mundo.

Equipe Vitae Home Care Enfermagem, cuidando com amor.

Sabrina Paulina

Comente essa publicação

Plantão 24! Peça já o seu orçamento!