Notícias
Terceira Idade
12
Fev
2019
Cresce o número de idosos morando sozinhos

Cresce o número de idosos morando sozinhos

         De acordo com Rosamaria Rodrigues Garcia, fisioterapeuta docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), muitas vezes o  idoso perde o cônjuge, e não tendo alternativas, já que os filhos podem morar longe ou não ter um local adequado para recebê-lo, acaba morando sozinho na residência em que foi casado e criou os filhos.

        O número de idosos que moram sozinhos vem aumentando cada vez mais no país. De acordo com o IBGE, esta quantidade já representa 14% dentre as pessoas com mais de 60 anos.

       Quando sozinho, o idoso pode enfrentar alguns problemas, estejam eles relacionados aos riscos ambientais e as limitações físicas que ele possui ou a problemas de ordem social, pois muitas vezes, o idoso acaba se isolando dentro de sua própria casa.

         Outro problema decorrente desta situação são as quedas. Como explica Rosamaria Garcia, geralmente elas estão associadas à alteração de visão, desgaste das articulações, fraqueza muscular, uso de alguns medicamentos, sedentarismo, etc. Mas, segundo ela, o espaço físico onde reside o idoso também contribui consideravelmente para as quedas.

        Com a adoção de algumas medidas simples, porém, elas podem ser evitadas. Manter a luz do corredor acesa durante a noite é algo de grande importância, pois devido à incontinência urinária ou mesmo a certos medicamentos, os idosos costumam levantar para ir ao banheiro muitas vezes durante a madrugada.

        É importante também, que o idoso anote quantas vezes estas quedas estão acontecendo para que possa informar às equipes de saúde. Isto pode ser feito também por meio da Caderneta de Saúde do Idoso, que é um instrumento que auxilia no acompanhamento da população idosa no país. Ela também traz uma gama de informações e instruções que ajudarão o idoso a ter uma melhor qualidade de vida. Para obtê-la basta procurar uma unidade de saúde (Clínicas da Família, Centros Municipais de Saúde, Policlínicas, entre outras).

          A fisioterapeuta Rosamaria Garcia dá algumas dicas para que os idosos se previnam contra as quedas:

 

 - Mantenha a casa bem iluminada, principalmente próximo a escadas

 - Não apague as luzes dos corredores à noite

 - Evite encerar o chão

 - Evite andar por pisos ensaboados

 - Não tome banho descalço

 - Pratique atividades físicas

 - Limpe banheiro ou cozinha com sapato fechado

 - Retire tapetes e outros objetos que atrapalhem a passagem

 - Se for brincar com animal de estimação, faça-o sentado

 - Instale barras de apoio no box e próximo ao vaso sanitário. Elas são bem baratas e podem ser encontradas em lojas de construção

 - Em alguns casos contratar um cuidador profissional para ajudar a realizar as atividades cotidianas

 

* Rosamaria Rodrigues Garcia é fisioterapeuta docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e Responsável Técnica pelo Centro Municipal de Reabilitação Dr. José Ventura Nascimento.

 

 

Jéssica Soler -NJ SR- Notícias do Jardim São Remo

Comente essa publicação

Plantão 24! Peça já o seu orçamento!